loading...

Tuxmind

Ubuntu num LG S510

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Tuxmind
A máquina é um LG S510 que adquiri há cerca de 2 meses. O Ubuntu 8.10 reconheceu todo o hardware sem problemas. Excepto a webcam, mas não dever ser difícil de configurar (quando tiver tempo trato disso).
Estou usando a versão 64bit e até agora não tenho nada de mal a dizer. Eu ainda estive em duvida se instalava a 32 ou 64 bit por causa de muitas queixas que já li em foruns, de falta de estabilidade, e compatibilidade, mas parece que isso é coisa do passado, porque até agora não tive problemas.

CPU: Intel Core2 Duo T9400 2.53Ghz
LCD: 15.4" WXGA + LED LCD
Video: Nvidia Geforce 9600 GT DDR3 512MB
Memory: 4096MB DDR3
...

Tags:

Linux

Ubuntu

5 comentários:

bmosca disse...

Boa noite!

desculpe a ignorância, mas como conseguiu instalar o ubuntu?
é que eu tambem tenho um S510, só que ao arrancar pelo cd,e seleccionando "instalar ubuntu",o computador não passa do menu principal, ficando a drive de cds e o disco em actividade durante mais de 15 minutos :(

é preciso escrever algum comando?

obrigado




Tuxmind disse...

Boas

Experimente arrancar o live cd do Ubuntu escolhendo a primeira opção do menu. (Exprimentar sem instalar nada)

Depois tente instalar a partir do ícone que está na área de trabalho.
Antes de instalar,tenha em atenção que o LG s510 vem de fábrica com 4 particões:

sda 1 Recovery
sda 2 que é o "disco":C onde está o vista
sda 3 "disco" :D no vista
sda 4 e uma partição escondida onde esta uma cópia de segurança do LG com as configurações de fábrica.

Por isso se você não estiver muito à vontade com o particionamento de discos, tenha cuidado, e faça por sua própria conta e risco. Há sempre o risco de alguma coisa correr mal, e você podera apagar acidentalmente o vista, os seus documentos, fotos, musicas etc...

Eu optei durante a instalação por redimensionar a partição sda 3 para criar uma partição estendida onde criei uma partição swap (sda 6) e outra ext3 (sda 7) onde instalei o Ubuntu. Ou seja fiquei com dual boot (Vista e Ubuntu), e no grub também aparece uma opção para arrancar o LG recovery.

Se não conseguir, e se o Live CD não arrancar, o mais provável é que o cd esteja mal gravado. Não utilize cd-rw (regraváveis) e grave sempre a uma velocidade baixa.
Quando você fez o download do Ubuntu verificou se o md5 estava correcto?

Aguardo a sua resposta, e no que estiver ao meu alcance, terei todo gosto em ajudar. Não hesite em perguntar porque ninguém nasce ensinado. :)

Comprimentos




Rui Galvao disse...

boas, tenho essa maquina mas no entanto nao consigo por a antena bluetooth a trabalhar. tens isso a trabalhar bem no teu sistema? obrigado.




Tuxmind disse...

O problema deve estar no acpi. (ainda não descobri)
O Ubuntu ainda não consegue ligar ou desligar o Bluetooth, neste LG.
Já estive a ver no bios, mas não encontrei nenhuma opção para manter o dispositivo Bluetooth sempre ligado.

Como ainda tenho o vista instalado, a solução foi ligar o Bluetooth (via acpi) com um programa da LG SCM (System Control Manager). Basta fazer reboot e voltar para o Ubuntu que o Bluetooth já é detectado. Funcionou bem aqui.

Todas as combinações de teclas Fn funcionam bem. Excepto as teclas fn+f6 que é a que liga o Bluetooth e o wifi via acpi.

A webcam ao principio não funcionava, mas após algumas actualizações do Ubuntu 8.10, a webcam passou a funcionar.




4everlagarto disse...

Olá. Olha, a tua temperatura está ok? O meu GPU sobe até aos 83ºC muito rapido enquanto que no windows não passa dos 70ºC.
Bigado