loading...

Tuxmind

Editar vídeo no Blender

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Tuxmind
O Blender não é apenas um programa de animação, modelação 3D, e game engine. Ele também tem um excelente editor de vídeo (não-linear).
Mas onde está o editor de vídeo do Blender?
Quando abrimos o Blender por omissão ele mostra um Datablock, (ou layout), pronto para modelar objetos 3D.
Para mudar o Datablock, abra o Blender, e no topo da janela ao lado do botão "help" mude para o modo "sequence".
Já temos o Blender quase pronto para editar os vídeos.

Agora pressione o botão "Do sequence" no painel "Render Buttons" antes de renderizar o vídeo, porque por omissão o Blender renderiza a "cena" 3D.
Na aba "format" escolha o ffmpeg para renderizar em vídeo (senão o render será uma enorme sequência de imagens). Outro pormenor que não pode esquecer é o accionar o "multiplex audio" na aba "audio", para que o seu vídeo não fique sem som.

Veja neste vídeo tutorial, uma explicação passo a passo...


Antes de começar a trabalhar verificar se todos os vídeos que você vai utilizar tem o mesmo valor de FPS (frames por segundo). E antes de importar os vídeos mude o valor do FPS no Blender. Só assim o vídeo fica sincronizado com o som.
Nota: Depois de mudar o FPS no Blender você vai ter de apagar e importar de novo os vídeos para que fique tudo
sincronizado.

Quem já usou algum editor de vídeo, não terá grandes dificuldades com o Blender. Basta começar a importar vídeos , imagens, sons ou cenas criadas no Blender para a "timeline", e começar a trabalhar.

Para adicionar um vídeo, imagem, ou som na "timeline" pressione a tecla espaço ou no menu pressione o botão add.

A tecla K corta uma "barra"
(sequence strip) a meio onde temos a "linha verde."

Para arrastar uma "barra" pressione em cima com o botão direito do mouse e depois prima G.

Para adicionar um efeito de transição entre duas barras, pressione na primeira barra com o botão do mouse direito, e depois pressione na segunda barra com a tecla shift pressionada.

Os títulos imagens etc... podem ser criados no Gimp e depois exportados para o Blender. (Também pode ser feito dentro do próprio Blender. Mas para isso é preciso saber trabalhar com a parte de modelação 3d do programa.)

No site do Blender existe um excelente manual (inglês) para entender o funcionamento do editor de vídeo.
Não é necessário dedicar muito tempo a ler o manual para começar a fazer vídeos com alguns efeitos básicos. Veja o resultado do meu teste:



Gostei muito da estabilidade deste editor de vídeo, e com alguma imaginação, pode-se combinar alguns do efeitos disponíveis para criar efeitos mais elaborados. Também é possível instalar plugins com efeitos adicionais como o "cromakey".

O render é muito rápido, e durante a edição do vídeo que eu fiz , o Blender não bloqueou uma única vez. O programa tem uma boa estabilidade :)
Se você ainda tem duvidas da potencialidade deste editor de vídeo, veja a animação Big Buck Bunny. http://www.youtube.com/watch?v=YE7VzlLtp-4 Eles não usaram o Blender só para a modelação 3d e animação. Também usaram o Blender para o trabalho de "pós produção".

7 comentários:

Lu disse...

Vlw pela dica. Faz tempo q eu estava procurando por isso, ja estava pensando em procurar outros editores de video.
Parabéns pelo trabalho. Vlw!!!!




Tuxmind disse...

Obrigado pelo feedback :)




serpentes e punhais disse...

Adorei seu tutorial! Há um tempão que eu procurava um software estável no linux para fazer isso! Otimo saber que o Blender faz isso. Obrigada!




serpentes e punhais disse...

Cara, muito obrigada pelo tutorial! Há um tempão que eu tava procurando um software estável para editar vídeo no linux. Otimo saber que o blender faz isso! Muito obrigada!




Tuxmind disse...

Fico feliz, que tenha gostado :)




:::Kleber::: disse...

Parabéns!

Trabalho com o Blender, já procurei até em outras línguas tutoriais que explicassem de forma sucinta como importar um vídeo e por mais que seja uma versão anterior da que eu uso garanto que seu tutorial ficou ótimo.




Tuxmind disse...

:::Kleber::: Obrigado :)