loading...

Tuxmind

Ubuntu for Android

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Tuxmind
Ubuntu for Android. (Um pc e um smartphone no seu bolso)



Mark Shuttleworth anunciou hoje no seu blog o "Ubuntu for Android" http://www.markshuttleworth.com/archives/1011

Imagine um smartphone Android com uma saída hdmi e com uma porta USB host. Quando você liga ao smartphone um monitor e um teclado, você tem acesso a um desktop completo rodando o Ubuntu. É essa a ideia do "Ubuntu for Android". Além de ter um desktop completo você tem acesso ao sistema de arquivos do Android (pastas de fotografias, vídeos etc...) , pode atender chamadas no desktop e utilizar a mesma agenda e livro de contactos, porque está tudo unificado.


Na pratica é um sistema, com apenas um kernel Linux que é partilhado pelo Android e Ubuntu. Não é preciso reiniciar o smartphone para mudar de "interface". É uma excelente ideia da Canonical. Um kernel, para "dois" sistemas.
Para além do kernel, todas as ferramentas de acesso ao hardware são partilhadas pelas duas "interfaces". Tudo isso é possível porque os dois sistemas são open source, e o Ubuntu tem uma versão ARM.

Agora só falta algum fabricante apoiar esta ideia da Canonical (ainda não foi divulgada uma parceria). Porque qualquer modelo high-end atual consegue rodar o "Ubuntu for Android", de acordo com os requisitos de hardware divulgados nesta página. http://www.ubuntu.com/devices/android/features-and-specs.

Nenhum comentário: