loading...

Tuxmind

Steam'd Penguins

terça-feira, 17 de julho de 2012
Tuxmind
Durante anos surgiram vários rumores de que a Valve estaria criando um "cliente" Steam para o Linux... desde binários para Linux, vídeos onde se via o Steam a rodar no Linux (sem wine) , noticias sobre o recrutamento de engenheiros com experiência em Linux etc...
Mas agora é oficial. A Valve está mesmo trabalhando numa versão Steam para o Linux, e até criou um blog para dar informações oficiais sobre o andamento do projecto. http://blogs.valvesoftware.com/linux/steamd-penguins/
Os testes estão sendo realizados no Ubuntu 12.04. Acho que foi uma escolha acertada. Para além de ser uma versão LTS, é a distribuição mais popular. Isso "facilita" o trabalho da Valve,  porque canaliza todos os esforços para aperfeiçoar o Steam para apenas uma distribuição numa primeira fase. Evitando assim os "problemas" relacionados com diferenças entre distribuições GNU/Linux. Existem projectos como o LSB (Linux Standart Base). Mas nenhuma distribuição é obrigada a seguir à risca a LSB.
Mas com a Valve apostando no Ubuntu,  acho que ninguém vai querer ficar de fora. E poderá assim surgir uma "padronização" em distribuições GNU/Linux, imposta de uma forma persuasiva.

O Linux já conquistou uma grande fatia de mercado nos servidores, super computadores, smartphones, tablets etc... O desktop é o único local onde não teve sucesso em grande escala. Só mesmo o "pessoal mais técnico" e que utiliza GNU/Linux no desktop.
Será que é desta que o GNU/Linux conquista uma grande fatia do mercado desktop?

Nenhum comentário: