Aplicar textura em objectos no Blender
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Tuxmind
Neste pequeno tutorial vou explicar, como criei esta pequena animação no Blender (v. 2.46).
1) Abra o Blender, apague o cubo, e insira um esfera:
add -> Surface -> NURBS -> Sphere ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnuIeyWqBi7I4t0n8eZp_wLNedAMTlxpL2QjbGqRqhfyUO6s2iaz_IyPaEJJZj8tYpDTKc8viU1TnpkKTn5CUKoKWD3Y_KfFdqxxsrbqJRNLzlkeL_LwpjhXXXAB_HGo5zDUmkmNlW4e7l/s320/a1-w.png)
2)Seleccione a esfera (botão esquerdo do rato), e depois clique em "Material buttons" ou (F5)
3)Para criar uma nova textura clique no botão "Add New" que se encontra em "Links and Pipeline"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyuD5k6IYhdg2yfJodaJP6dGfSY_6vKLF4GqMEDRk5iQyBDVDAChSJQ1zTqeiEeHu_m6ZQRpw2CC0I8odjM_bhEcd3Ixp7Bkg_cI3lNr8JiV3T_PSDvL-W43B2srNrlvvYJ7Ci0Rzmsm5j/s320/a3-w.png)
É criado uma nova textura com o nome de "Material.001"
4)Clique em Texture buttons (F6)
No painel "Texture" clique no botão "Add New".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhniC3H5GXngYP3lz9s2JvYNMsVRf5iYDKMduo0IPAZSeTMGSgr2U4bVH8iiNrhTCtXx9HeuHb5ckGDmzInJaphDLYuxWBkOuZCnzHtebeMTkcw1ETxE2pkAURMrB7pbjXwHVUjb9GYemkc/s320/a4-w.png)
Em "Texture type" selecione "image"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjg2I1T5GUyXkMdeN0way43n3UJtiLUPz72A5QrDONl1riC2bl48fMe8J7N-8VeHyjQrjffJK3lHpIQO1IWon5TQ8FH20IJ-ZjM4zVNVk6C_cUkmBCROtGizJV-gA9Tl88nKeNLVMNB9j1X/s320/a5-w.png)
No "Image" selecione o botão "Load", que irá abrir um gestor de ficheiros, onde vamos seleccionar uma imagem para ser usada como textura.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4mLwfmgA_grTW05LU92BjcfXklKvlaVjm-Yy_M43lGppuHc9fVr2h1IP4Xz_eTS7HM_G-E640-ua_Y0dqWAMy2UtpP_xjOiVE8bisaNk1ngDbQmsbN2v94ijTGjWdOIalmVU0Xgc1NPTa/s320/a6-w.png)
6)Neste passo vamos definir o "map input", para que, a imagem do mapa acompanhe o movimento da esfera. Para fazer isso, seleccione novamente "Material buttons".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXXcCL7yFZP3vt65bj7uGT69QGQaREPy5zwJD6kdElgWNYEc7NstEH69Rs917RAbcCkHvdY8aK4CblA93KSNo-coUtU6jD64ruYU6owzw5tR9w3gEzhfKTTP_GMjo20SR2ypbLi7V_lefo/s320/a7-w.png)
E no "map input" escolha "object". No campo "object" insira "SurfSphere" (que é o nome da esfera que criamos no primeiro passo.)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0YOdNcOWMX94PopSMbtePJG1yFxhvqXDOhAmj1LrKFhlb-tvydnj0aLfzxCV6eQwTtEz-KYymByoiaq9wfAGcM4MyWcPnMYRRDnQkIV6ElpKOzxjebGqBkw3lz0heH2OaP0kicMxkwEJE/s320/a8-w.png)
Agora á só gravar o movimento da esfera na "timeline".
7)Seleccione a "timeline", e escolha o valor 100 para o numero máximo de frames.
Agora temos que dividir essas 100 frames em 4 partes iguais, e "gravar" o movimento da esfera em apenas 5 frames. Precisamente nas frames 1, 25, 50, 75 e 100.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0Uu7Fwy9Zy32hmdtmMn7XSTNMbrNSX-v7aVStQr7qBaQNc7cqrqmZR0lSjrtAOeAQkZ_R46jg6obx4Mg06HzIxY3w3c4f_QOh8GqyI7y9OCnfGQIHGkmMroWVvmBPeeOq-AirHDLNCPqZ/s320/a10-w.png)
)8 Clique no botão "vermelho" para começar a "gravar" o movimento nas frames.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhugcpCr2pIccjOGUK1qCPCGI9cvLjRxbAGARo2mF-ag4KXhr7Ti09WesQ4Gz6stLS0tDe0V1Ih9DA8lg2MhkJ3lc9JMc0vRRxU5P0ZcfEaKvMrw0a_LnBGayqHBK8JRT6WI8Nkiq09gvQh/s320/a11-w.png)
Seleccione a frame 1 e depois (ctrl + alt + R) para seleccionar a esfera com o "rotate manipulator mode". Agora mantenha a tecla crtl seleccionada, e rode a esfera (pela linha azul) -0.5 graus.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWz-LGJnxXz18D5PfFRyGqMEZCxgGMe8ir1amYKHPEV_T4OdyFsxnJshZpf1CD_q2YkioGXNRCLFTrh71Hp-AJSAy86ndoMxpGJs3mhL838sZ4-FpH2vc3HorUR9LybIjGdk0u4tsEMiQP/s320/a13-w.png)
Não se esqueça de manter a tecla ctrl pressionada, para que a rotação seja mais precisa. Veja o valor no canto inferior esquerdo:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHY8HgBEa63bSGb0B0iG-J49KAAu-a2HJqzTjFgUVbS3LHCF3dL_QfMu7reiVI1VQMpYuUDi4Rzmpj3TUaYFsy2Tkx_jZvjcWTZ7_H9VZwRSQGc-K0ebPsbFvRdKwnDdieV7ocdhAMpKi5/s320/a12-w.png)
)9 Agora vamos repetir o passo anterior nas frames 50, 75, e 100. Só que desta vez o valor será -90 graus para cada um. O resultado será uma "volta" completa da esfera. Se o vídeo for exibido em loop, irá parecer que a esfera está sempre em rotação.
Mas ainda não esta perfeito. O movimento da esfera ainda não está linear.
10)clique em ctrl + "seta à esquerda" para mudar o layout do Blender.
Repare que em cima do lado direito, se encontra o "IPO Curve Editor"
Selecione a esfera e depois a linha "RotZ". No menu do "IPO Curve Editor" clique em Curve -> Interpolation Mode -> Linear T,2
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWozntEE_3AzbqaBvIVVvrvCNE5VCZ84i2GgYu-2hRbMpwtEfVJRasMNR6WTWPPH3y6BN9OV0Wa9YoYqQ1dbhZxErZdYTs6LlBjS-ZqKeqjgQWSgsVdFy-BSp5junihfxqOaRnQ2L3XpnG/s320/a15-w.png)
11) Agora é so renderizar (F10). Por omissão, o vídeo será guardado na pasta /tmp (Linux).
Se quiser, pode altere a cor de imagem de fundo para preto, e adicionar estrelas na imagem de fundo, mudar a aposição da camera, mudar a luz, etc... Fica ao seu critério.
1) Abra o Blender, apague o cubo, e insira um esfera:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnuIeyWqBi7I4t0n8eZp_wLNedAMTlxpL2QjbGqRqhfyUO6s2iaz_IyPaEJJZj8tYpDTKc8viU1TnpkKTn5CUKoKWD3Y_KfFdqxxsrbqJRNLzlkeL_LwpjhXXXAB_HGo5zDUmkmNlW4e7l/s320/a1-w.png)
3)Para criar uma nova textura clique no botão "Add New" que se encontra em "Links and Pipeline"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyuD5k6IYhdg2yfJodaJP6dGfSY_6vKLF4GqMEDRk5iQyBDVDAChSJQ1zTqeiEeHu_m6ZQRpw2CC0I8odjM_bhEcd3Ixp7Bkg_cI3lNr8JiV3T_PSDvL-W43B2srNrlvvYJ7Ci0Rzmsm5j/s320/a3-w.png)
4)Clique em Texture buttons (F6)
No painel "Texture" clique no botão "Add New".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhniC3H5GXngYP3lz9s2JvYNMsVRf5iYDKMduo0IPAZSeTMGSgr2U4bVH8iiNrhTCtXx9HeuHb5ckGDmzInJaphDLYuxWBkOuZCnzHtebeMTkcw1ETxE2pkAURMrB7pbjXwHVUjb9GYemkc/s320/a4-w.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjg2I1T5GUyXkMdeN0way43n3UJtiLUPz72A5QrDONl1riC2bl48fMe8J7N-8VeHyjQrjffJK3lHpIQO1IWon5TQ8FH20IJ-ZjM4zVNVk6C_cUkmBCROtGizJV-gA9Tl88nKeNLVMNB9j1X/s320/a5-w.png)
No "Image" selecione o botão "Load", que irá abrir um gestor de ficheiros, onde vamos seleccionar uma imagem para ser usada como textura.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4mLwfmgA_grTW05LU92BjcfXklKvlaVjm-Yy_M43lGppuHc9fVr2h1IP4Xz_eTS7HM_G-E640-ua_Y0dqWAMy2UtpP_xjOiVE8bisaNk1ngDbQmsbN2v94ijTGjWdOIalmVU0Xgc1NPTa/s320/a6-w.png)
6)Neste passo vamos definir o "map input", para que, a imagem do mapa acompanhe o movimento da esfera. Para fazer isso, seleccione novamente "Material buttons".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXXcCL7yFZP3vt65bj7uGT69QGQaREPy5zwJD6kdElgWNYEc7NstEH69Rs917RAbcCkHvdY8aK4CblA93KSNo-coUtU6jD64ruYU6owzw5tR9w3gEzhfKTTP_GMjo20SR2ypbLi7V_lefo/s320/a7-w.png)
E no "map input" escolha "object". No campo "object" insira "SurfSphere" (que é o nome da esfera que criamos no primeiro passo.)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0YOdNcOWMX94PopSMbtePJG1yFxhvqXDOhAmj1LrKFhlb-tvydnj0aLfzxCV6eQwTtEz-KYymByoiaq9wfAGcM4MyWcPnMYRRDnQkIV6ElpKOzxjebGqBkw3lz0heH2OaP0kicMxkwEJE/s320/a8-w.png)
Agora á só gravar o movimento da esfera na "timeline".
7)Seleccione a "timeline", e escolha o valor 100 para o numero máximo de frames.
Agora temos que dividir essas 100 frames em 4 partes iguais, e "gravar" o movimento da esfera em apenas 5 frames. Precisamente nas frames 1, 25, 50, 75 e 100.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0Uu7Fwy9Zy32hmdtmMn7XSTNMbrNSX-v7aVStQr7qBaQNc7cqrqmZR0lSjrtAOeAQkZ_R46jg6obx4Mg06HzIxY3w3c4f_QOh8GqyI7y9OCnfGQIHGkmMroWVvmBPeeOq-AirHDLNCPqZ/s320/a10-w.png)
)8 Clique no botão "vermelho" para começar a "gravar" o movimento nas frames.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhugcpCr2pIccjOGUK1qCPCGI9cvLjRxbAGARo2mF-ag4KXhr7Ti09WesQ4Gz6stLS0tDe0V1Ih9DA8lg2MhkJ3lc9JMc0vRRxU5P0ZcfEaKvMrw0a_LnBGayqHBK8JRT6WI8Nkiq09gvQh/s320/a11-w.png)
Seleccione a frame 1 e depois (ctrl + alt + R) para seleccionar a esfera com o "rotate manipulator mode". Agora mantenha a tecla crtl seleccionada, e rode a esfera (pela linha azul) -0.5 graus.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWz-LGJnxXz18D5PfFRyGqMEZCxgGMe8ir1amYKHPEV_T4OdyFsxnJshZpf1CD_q2YkioGXNRCLFTrh71Hp-AJSAy86ndoMxpGJs3mhL838sZ4-FpH2vc3HorUR9LybIjGdk0u4tsEMiQP/s320/a13-w.png)
Não se esqueça de manter a tecla ctrl pressionada, para que a rotação seja mais precisa. Veja o valor no canto inferior esquerdo:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHY8HgBEa63bSGb0B0iG-J49KAAu-a2HJqzTjFgUVbS3LHCF3dL_QfMu7reiVI1VQMpYuUDi4Rzmpj3TUaYFsy2Tkx_jZvjcWTZ7_H9VZwRSQGc-K0ebPsbFvRdKwnDdieV7ocdhAMpKi5/s320/a12-w.png)
)9 Agora vamos repetir o passo anterior nas frames 50, 75, e 100. Só que desta vez o valor será -90 graus para cada um. O resultado será uma "volta" completa da esfera. Se o vídeo for exibido em loop, irá parecer que a esfera está sempre em rotação.
Mas ainda não esta perfeito. O movimento da esfera ainda não está linear.
10)clique em ctrl + "seta à esquerda" para mudar o layout do Blender.
Repare que em cima do lado direito, se encontra o "IPO Curve Editor"
Selecione a esfera e depois a linha "RotZ". No menu do "IPO Curve Editor" clique em Curve -> Interpolation Mode -> Linear T,2
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWozntEE_3AzbqaBvIVVvrvCNE5VCZ84i2GgYu-2hRbMpwtEfVJRasMNR6WTWPPH3y6BN9OV0Wa9YoYqQ1dbhZxErZdYTs6LlBjS-ZqKeqjgQWSgsVdFy-BSp5junihfxqOaRnQ2L3XpnG/s320/a15-w.png)
11) Agora é so renderizar (F10). Por omissão, o vídeo será guardado na pasta /tmp (Linux).
Se quiser, pode altere a cor de imagem de fundo para preto, e adicionar estrelas na imagem de fundo, mudar a aposição da camera, mudar a luz, etc... Fica ao seu critério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário