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Tuxmind

Aplicar textura em objectos no Blender

quarta-feira, 15 de abril de 2009
Tuxmind
Neste pequeno tutorial vou explicar, como criei esta pequena animação no Blender (v. 2.46).



1) Abra o Blender, apague o cubo, e insira um esfera:
add -> Surface -> NURBS -> Sphere
2)Seleccione a esfera (botão esquerdo do rato), e depois clique em "Material buttons" ou (F5)
3)Para criar uma nova textura clique no botão "Add New" que se encontra em "Links and Pipeline"



É criado uma nova textura com o nome de "Material.001"
4)Clique em Texture buttons (F6)
No painel "Texture" clique no botão "Add New".

Em "Texture type" selecione "image"


No "Image" selecione o botão "Load", que irá abrir um gestor de ficheiros, onde vamos seleccionar uma imagem para ser usada como textura.



6)Neste passo vamos definir o "map input", para que, a imagem do mapa acompanhe o movimento da esfera. Para fazer isso, seleccione novamente "Material buttons".



E no "map input" escolha "object". No campo "object" insira "SurfSphere" (que é o nome da esfera que criamos no primeiro passo.)



Agora á só gravar o movimento da esfera na "timeline".

7)Seleccione a "timeline", e escolha o valor 100 para o numero máximo de frames.
Agora temos que dividir essas 100 frames em 4 partes iguais, e "gravar" o movimento da esfera em apenas 5 frames. Precisamente nas frames 1, 25, 50, 75 e 100.



)8 Clique no botão "vermelho" para começar a "gravar" o movimento nas frames.



Seleccione a frame 1 e depois (ctrl + alt + R) para seleccionar a esfera com o "rotate manipulator mode". Agora mantenha a tecla crtl seleccionada, e rode a esfera (pela linha azul) -0.5 graus.



Não se esqueça de manter a tecla ctrl pressionada, para que a rotação seja mais precisa. Veja o valor no canto inferior esquerdo:




)9 Agora vamos repetir o passo anterior nas frames 50, 75, e 100. Só que desta vez o valor será -90 graus para cada um. O resultado será uma "volta" completa da esfera. Se o vídeo for exibido em loop, irá parecer que a esfera está sempre em rotação.

Mas ainda não esta perfeito. O movimento da esfera ainda não está linear.

10)clique em ctrl + "seta à esquerda" para mudar o layout do Blender.
Repare que em cima do lado direito, se encontra o "IPO Curve Editor"
Selecione a esfera e depois a linha "RotZ". No menu do "IPO Curve Editor" clique em Curve -> Interpolation Mode -> Linear T,2



11) Agora é so renderizar (F10). Por omissão, o vídeo será guardado na pasta /tmp (Linux).
Se quiser, pode altere a cor de imagem de fundo para preto, e adicionar estrelas na imagem de fundo, mudar a aposição da camera, mudar a luz, etc... Fica ao seu critério.

Tags:

3-D

Blender

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