loading...

Tuxmind

MeeGo. Fusão do Maemo e Moblin.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Tuxmind
A Intel e a Nokia juntaram-se para desenvolver o MeeGo. O MeeGo é a "fusão" dos projectos Maemo e Moblin.

O MeeGo será desenvolvido a pensar nos smartphones, netbooks, tablets, media players, TVs, etc... Os programas serão desenvolvidos em c++ e Qt. A ideia é quando os programadores criarem um programa para o MeeGo, o programa irá funcionar em várias plataformas, além disso, fica mais fácil portar os aplicativos para dispositivos com Symbian.

Numa primeira fase a arquitectura do MeeGo terá uma "User interface" para dispositivos móveis como "Handheld", e outra, com uma UI adaptada para Netbooks. Futuramente outras UI poderão ser criadas. Como por exemplo uma UI para In-Vehicle (adaptada para automóveis). Fabricantes de automóveis poderão utilizar o MeeGo para os seus sistemas de navegação e entretenimento. São várias as possibilidades do MeeGo.

As minhas expectativas com o MeeGo são elevadas, devido ao envolvimento de duas gigantes, Intel e Nokia, e ainda por cima com a colaboração da conceituada Linux Foundation. (http://www.linuxfoundation.org/lp/page/meego)

A luta no mercado dos "smartphones" vai ficar bem animada com MeeGo ( e o Symbian), Android, Iphone, e WM7. Não se sabe quem irá ganhar esta batalha no futuro. Mas uma coisa é certa. Quem vai ficar a ganhar com toda esta "concorrência", é o consumidor.

Site oficial do projecto: http://meego.com/

Anuncio no site da Nokia:
http://www.nokia.com/press/press-releases/showpressrelease?newsid=1384419
Press Room Intel:
http://www.intel.com/pressroom/kits/events/mobileworld2010/intel-nokia/index.htm?iidtarget="blank"=pr1_marqmain_meego

Nenhum comentário: