loading...

Tuxmind

OpenShot 1.2.2

sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Tuxmind
Nova versão do Openshot 1.2.2 já está disponível no repositório do Ubuntu.
É incrível a evolução deste programa. Se a ideia de utilizar o "Inkscape" como gerador de títulos do Openshot era excelente, a ideia de utilizar o Blender para criar títulos 3D no OpenShot 1.2 é brilhante!
Mas você não precisa saber mexer no Blender (você nem vê o programa). O Openshot já vem com um conjunto de animações predefinidas, onde você só tem de alterar o texto do título numa caixa de dialogo. Todo o trabalho pesado é feito pelo OpenShot através da excelente iteração GTK + Blender + Python.
Para ter títulos em 3D nos seus filmes, é necessário ter instalado o Blender 2.5 (ou superior) que ainda não está disponível no repositório do Ubuntu. Você tem de baixar a versão Beta do site do Blender, e depois no Openshot ir até ao menu Editar > Preferências, e mudar o caminho para o "Executável Blender" na aba Geral.
Na próxima versão do Ubuntu 10.10 estará tudo funcional de "origem" :)

As novidades mais interessantes:
  • Gestor de perfis (para além da lista infindável de perfis, agora já pode criar os seus perfis personalizados)
  • Possibilidade de importar novas transições (e "mask's")
  • Gerador de títulos 3D (Super Fácil e intuitivo de usar)
  • Melhoria significativa da interface. (agora os vídeos, sons e imagens são arrastados na "timeline" de uma forma mais "suave")
Sem duvida alguma que atualmente é um dos melhores (ou mesmo o melhor) editor de vídeos para o Linux. Fácil de utilizar, estável, e com excelentes potencialidades.
É fantástico como um projeto relativamente "recente" como o OpenShot, conseguiu criar um software de excelente qualidade e com inúmeras possibilidades.




Veja mais novidades desta nova versão na página oficial do projeto.
http://www.openshotvideo.com/2010/09/its-about-time-openshot-121-released.html

OpenShot Rules!!! Thank You Jonathan Thomas, and all the people in the OpenShot project! Great work! :)

Nenhum comentário: