loading...

Tuxmind

Os primeiros comandos no Ubuntu 11.04

quinta-feira, 28 de abril de 2011
Tuxmind
Hoje é dia de lançamento do Ubuntu Natty Narwhal.
Uma das características do Ubuntu, é que a "imagem iso" não contém nenhum programa proprietário. Todos os programas que estão no Live-CD são open source.
Por isso, logo após a instalação do Ubuntu 11.04, poderá ser necessário instalar alguns programas e controladores proprietários como "driver" de placa de vídeo, flashplayer, codecs, etc...
Estes são na minha opinião os primeiros cinco comandos a utilizar, que irão providenciar um conjunto de pacotes muito úteis:

Para começar abra um terminal (ctrl + alt + t) ...

1) Agora execute o primeiro comando que vai atualizar a lista de pacotes :)

sudo apt-get update

2) Depois vamos adicionar os repositórios universe e multiverse com o seguinte comando (na verdade são dois comandos, que estão "juntos" :P ):

sudo software-properties-gtk -e universe && sudo software-properties-gtk -e multiverse

3) Use novamente o update para atualizar as "listas"

sudo apt-get update

)4 E agora sim, vamos utilizar o comando que vai instalar um meta-pacote com um conjunto de programas úteis (Java, flashplayer, etc...)
Durante a execução deste comando irá aparecer uma licença onde você tem de usar a tecla "tab" para "aceitar" os termos da licença.

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

)5 Por fim, o comando que vai abrir um utilitário, que se encarrega de procurar drivers proprietários das placas gráficas, para melhorar o desempenho.

jockey-gtk &



Para finalizar, ative os controladores recomendados e faça um reboot.


:)

Nenhum comentário: