loading...

Tuxmind

Será o fim do Kurumin?

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Tuxmind


já é sabido, que o Morimoto não pode continuar a dedicar-se a tempo inteiro ao desenvolvimento do kurumin.

"...caso consiga arrumar mais tempo para trabalhar no projeto posso continuá-lo por mais algumas versões. Entretanto isso é uma decisão particular, que não depende de comentários ou qualquer apoio externo.

...Não pretendo fazer um trabalho "nas coxas", continuando apenas por continuar, de forma que continuo apenas se for possível produzir atualizações com uma qualidade superior à atual..."

Carlos E. Morimoto
Fonte: guiadohardware.net

O desenvolvimento de uma distribuição, até mesmo uma que não seja feita de raiz, e que seja baseada em outra, é um trabalho sério, e muito moroso, não é com meia dúzia de scripts, e com um toque de "perfumaria" (como dizem no Brasil) que se faz uma distribuição com qualidade.
Como o próprio Morimoto já deixou a entender, que o kurumin é um projecto pessoal.
Por isso é que surgiu o problema da continuidade. Se o Morimoto não quiser, ou não puder por falta de tempo, continuar com o projecto, não vai ser por aparecer 10 mil pessoas a dizer que apoiam a continuidade do kurumin, que vai mudar alguma coisa. Restam então duas hipóteses!
Ou os insatisfeitos criam outra distribuição similar ao kurumin, com outro nome, e ai sim, é que eles vão ver, quais as reais dificuldades de manter uma distribuição ao nível das melhores. Sim, porque o mais "fácil" e criar a distribuição. Difícil é mate-la com qualidade! A segunda hipóteses seria o Morimoto delegar competências a uma equipe que se disponibiliza-se a continuar o projecto. Mais sendo que a ultima palavra na tomada de decisão seria sempre dele.

"Como disse, o problema no meu caso se resume à questão tempo, não existem motivos ocultos ou teorias da conspiração.

Se alguém quiser seriamente ajudar no projeto, pode estudar o processo de remasterização, desenvolver alguns remasters para praticar, estudar shell script e se manter informado sobre atualizações (e mudanças relativas a elas) na árvore de pacotes do Debian Sid e as mudanças com relação a suporte a hardware nas novas versões do Kernel. Um bom conhecimento sobre scripts de inicialização, sobretudo novidades introduzidas em outras distribuições que possam reduzir o tempo de boot ou reduzir o consumo de memória do sistema também é bem vindo, assim como novidades com relação ao KDE."

Carlos E. Morimoto
Fonte: guiadohardware.net

Sinceramente entre as duas possíveis hipóteses a primeira seria muito difícil de se realizar, devido ao facto de os usuários do kurumin que mais reivindicam melhorias e suporte, são os que menos contribuem com alguma coisa.
O problema reside mesmo na segunda hipótese. Porque no meu entender ainda não surgiu uma equipe de desenvolvimento para realizar o trabalho de continuidade, que tenha cumprido com todos os requisitos que o Morimoto tem em mente. Talvez o Morimoto tenha receio de delegar competências a uma equipe que não seja capaz de continuar o projecto, e que estrague o árduo trabalho que ele desenvolveu durante anos.
É essa a impressão que eu tenho, (posso estar enganado) penso que o Morimoto ainda não encontrou a tal equipe que ele tem em mente para continuar o projecto, e caso esta não apareça, ele não quer ninguém a dar uma mal continuidade ao seu trabalho!

Nenhum comentário: