loading...

Tuxmind

Jogo AssaultCube

terça-feira, 16 de outubro de 2007
Tuxmind

O Assaultclube é um FPS open source e viciante.
A instalação no Linux é muito Fácil. Só precisa de ter o suporte a 3D a funcionar, depois é só fazer o download no site oficial do AssaltCube, descompactar o arquivo tar.bz2 e executar na linha de comando ./assaultcube.sh. Super simples.

Os pontos fortes do assaultcube é que ele não exige muito em temos de hardware, e necessita apenas de 56k para jogar no modo Multiplayer.
Outro ponto interessante, e a possibilidade de editar os "maps" (cenários de jogo). Mais é preciso dedicar algum tempo para aprender o funcionamento do modo de edição. Já joguei em alguns maps muito interessantes.
Em termos gráficos o jogo é muito básico. Os inimigos movimentam-se de um forma muito "mecanizada".

Sempre que você entrar num servidor que contenha um novo "map", ele ficará guardado na pasta AssaultCube/packages/maps.
O problema é que o "maps menu" não mostra os novos maps disponíveis. É sempre bom dar uma vista de olhos no map, em modo singleplayer antes de entrar em modo multiplayer, para você ficar a conhecer melhor o terreno.
Se você quiser, use este script que eu criei para actualizar o menu dos maps disponíveis.

#!/bin/bash
linha=`cat $PWD/config/menus.cfg | grep ^genmapitems | head -n1`
nova=`cd $PWD/packages/maps; ls *cgz | sed 's/.cgz//' | sed ':a;$!N;s/\n/ /;ta'`
aa='"'
nova1="genmapitems $aa$nova$aa"
sed "s/$linha/$nova1/" $PWD/config/menus.cfg > $PWD/config/menus.txt
mv $PWD/config/menus.txt $PWD/config/menus.cfg


Guarde o script dentro da pasta AssaultCube com o nome de "CRIA-MENU.sh"
Agora crie um atalho no ambiente de tarbalho, para o jogo, evitando assim de ter que abrir uma consola para iniciar o jogo, e executar o script CRIA-MENU.sh.
Basta criar um novo "atalho para aplicação" com o nome de AssaultCube e adicionar a seguinte linha na textbox onde diz "comando:"

/caminho_onde_guardou_a_pasta_do_jogo/AssaultCube_v0.93/AssaultCube; ./CRIA-MENU.sh; ./assaultcube.sh

Não se esqueça de mudar o caminho , e de dar permissão de execução ao script CRIA-MENU.sh.
Consulte também o manual do jogo disponível no site oficial. http://assault.cubers.net/ Visite tamém o AC wiki. http://assault.cubers.net/wiki/Main_Page

Nota: Veja o post sobre a nova versão 1.0

Tags:

Jogos

2 comentários:

André Rossi disse...

Vc sabe como posso jogar assalt cube somente com um amigo on-line? Tipo, posso me concetar direto no IP dele e abrirmos uma sala para nós? André




Anônimo disse...

Não tenho bem a certeza, porque nunca experimentei, mais penso que será necessário executar o script "assaultcube_server.sh" no computador que pretende que seja o servidor. Depois executa o jogo nos dois computadores, e vá até ao menu, e clica em "join LAN game". Devera aparecer o numero de ip (rede local) do computador que está a correr o "assaultcube_server.sh". Basta que ambos entrem nesse servidor local para começar a jogar.